terça-feira, 1 de janeiro de 2013

O que é tecnologia social? Série de 16 documentários explica essa técnica que une saberes populares e conhecimento técnico-científicos.



Considera-se tecnologia social todo o produto, método, processo ou técnica, criado para solucionar algum tipo de problema social e que atenda aos quesitos de simplicidade, baixo custo, fácil aplicabilidade (e reaplicabilidade) e impacto social comprovado.
A Tecnologia Social normalmente une saberes populares e conhecimentos técnico-científicos. Entre os exemplos estão o soro caseiro e as cisternas do nordeste. Por ter abrangência e impacto social em grande escala, as tecnologias sociais são mais facilmente identificadas nas áreas de saneamento, alimentação, educação, energia, habitação, renda, saúde e meio-ambiente.





Durante os próximos dias vou postar uma série composta por 16 vídeos de até 10 minutos, que apresentam histórias de transformação social, nas comunidades participantes dos programas sociais da Fundação Banco do Brasil e de diversos parceiros. 

Cada vídeo mostra uma experiência original nos temas: educação, renda, trabalho e melhoria na qualidade de vida de diversas comunidades.





O tema de hoje é a tecnologia social BALDE CHEIO.


Conheça no primeiro capitulo da série o projeto Balde Cheio, que tem como objetivo principal recuperar a importância da extensão rural como elo fundamental para o desenvolvimento rural sustentável, além de reduzir o êxodo rural e, até mesmo, promover condições para o retorno ao campo de familiares que foram para núcleos urbanos em busca da sobrevivência.




A proposta é passar ao produtor um pacote de conhecimentos e tecnologias que compreende técnicas de produção intensiva, como conservação e manejo do solo, rotação de pastagens, utilização de cana-de-açúcar e ureia no período de seca, exames nos animais, técnicas de silagem, irrigação e adubação de pastagem, dentre outras. Com isso, obtém se ganho significativo na produtividade, otimizando o espaço e utilizando técnicas simples e de baixo custo, aumentando, consequentemente, a margem de lucro do produtor.





Nenhum comentário:

Postar um comentário